top of page
Buscar
EpicTour

Conheça 7 cenários de filmes famosos que se tornaram pontos turísticos reconhecidos mundial


1. Petra, Jordânia: Petra é atualmente um dos principais atrativos turísticos da Jordânia, inclusive, é considerada desde 2007 uma das 7 maravilhas do mundo moderno, mas a verdade é que antes da sua aparição no filme "Indiana Jones and the last crusade" este cenário fantástico não era conhecido por grande parte do mundo ocidental, quando o filme foi lançado em 1989, uma boa parte da audiência pensou que os cenários apresentados nos filmes não eram reais, tal era o desconhecimento pelo local, assim sendo, há que agradeçer a Steven Spealberg por ter apresentado a muitos, pela primeira vez está fantástica herança arqueológica que enche os olhos a todos os que a visitam.

2. Kings Cross Station, Londres: Já era certamente uma estação bem conhecida pelos ingleses, mas ganhou fama mundial, tornando-se num ponto de interesse turístico na cidade de Londres após um rapazinho de 11 anos perdido pela estação, procurar pela até então desconhecida plataforma 9 e 3/4, falo claramente de Harry Potter, o protagonista de uma das histórias mais famosas e rentáveis do mundo. O apelo turístico na estação cresceu tanto que acabou por ser criada uma estrutura inteiramente dedicada à saga.

3. Matamata, Nova Zelândia: Utilizar uma região como cenário de um filme proporciona a longo prazo grandes oportunidades do ponto de vista turístico devido aos efeitos publicitários advindos do filme, talvez o maior exemplo disso seja na Nova Zelândia, na região de Matamata em que o filme “Senhor dos anéis” trouxe à localidade um lucro superior a 41 mil milhões de dólares. Atualmente, “Senhor dos anéis” não é só uma primorosa história de fantasia criada por J. R. R. Tolkien ou uma saga vencedora de óscares, é para a Nova Zelândia sinónimo de produto turístico e um dos mais procurados e lucrativos da atualidade. para se ter uma ideia, existem disponíveis centenas de tours relacionadas com o filme, com uma grande variedade de expedições que permitem ao turista conhecer mais de 150 localizações eternizadas pela famosa saga realizada por Peter Jackson. (Veja os nossos tours inteiramente dedicados a Lord of Rings)

4. Kualoa Ranch, Oahu, Hawai: Um destino turistico de sucesso é construído apartir das suas atrações e das motivações dos visitantes, como se sabe o Hawai é um destino sol e praia de excelência e por isso, as suas principais atrações são as belíssimas praias e todo o entretenimento que as rodeia. No entanto, há mais motivos para viajar até ao Hawai, um deles tem a ver com dinossauros e não, não falamos de descobertas arqueológicas e sim de "Jurassic Park" o famoso filme dos anos 90 que popularizou os dinossauros nas telas do cinema. Uma grande parte das cenas mais emocionantes do filme foram filmadas no Hawai, mais concretamente em Kualoa Ranch, o que fez com que o local possua até hoje uma forte procura turística, mais um contributo de Spielberg para o turismo.


5. Savoca, Sicília, Italia: The Godfather é considerado uma verdadeira obra de arte do cinema, percursor de filmes sobre a máfia italina mas é também uma verdadeira raridade, faz em 2022 cinquenta anos que estreou o primeiro filme da trilogia, no entanto, a familia Corleone mantém-se viva e com inúmeros admiradores pelo mundo. É sem dúvida um filme que marcou uma época, moldou a forma como o mundo vê Itália e os italianos, presenteou o público com interpretações memoráveis de Marlon Brando, Al Pacino e Robert De Niro e ainda, promoveu Savoca, uma localidade da Sicília que se tornou indissociável ao filme mesmo após meio século.

6. Changjiajie, National forest Park, China: Estreado em 2009, Avatar foi durante uma década o filme com maior bilheteira da história do cinema mundial, realizado por James Cameron, revolucionou a forma como se fazia e se via filmes ao inovar nas tecnologias utilizadas e no 3D que se mostrou perfeito numa época em que este dava ainda os seus primeiros passos.

O filme ficou marcado pela sua tecnologia de ponta e recursos inéditos mas ainda assim não deixou de utilizar cenários reais, mesmo que ninguém sequer cogitasse isso ao ver as imagens, talvez o maior exemplo disso sejam as montanhas flutuantes, um dos cenários que mais impressionou o público e impressionou ainda mais quando este soube que as montanhas são reais e encontram-se em Changjiajie, no National forest Park na China, uma prova de que a criatividade da natureza é insuperavel.

7. Glenfinnan Viaduct, Escócia: Uma das cenas mais memoráveis de Harry Potter and the Philosopher`s Stone é aquela em que Harry e Ron perdem o expresso para Hogwars e decidem ir atrás deste com o carro voador do pai de Ron, é uma sequencia cheia de emoção mas essa não foi a única vez em que o viaduto de Glenfinnan na Escócia apareceu nos filmes, pelo contrário, o viaduto foi um cenário recorrente e muito importante ao longo dos 9 filmes o que fez com que se tornasse um dos pontos turísticos mais procurados pelos fãs da saga. (Conheça as 3 experiências mágicas inspiradas em Harry Potter criadas pela EpicTour)


Comments


bottom of page